Jornalista chama médicas cubanas de "empregadas domésticas"
Micheline Borges provocou polêmica ao criticar contratação de médicos.
O NOSSO POVO
Micheline Borges provocou polêmica ao criticar contratação de médicos.
Uma jornalista do Rio Grande do Norte provocou uma polêmica ao publicar um texto preconceituoso na internet. Micheline Borges escreveu no seu perfil em uma rede social uma crítica à contratação de médicos estrangeiros para trabalhar no Brasil. Ela disse que as médicas cubanas parecem empregadas domésticas.
Micheline escreveu a seguinte frase: “Me perdoem se for preconceito, mas essas médicas cubanas têm uma cara de empregada doméstica. Médico, geralmente, tem postura e se impõe a partir da aparência". Ela também questionou se os profissionais cubanos entendem de dengue e febre amarela.(...)
Fonte: G1
O NOSSO POVO
Wilson Gomes - Professor da UFBA:
"Sim, Micheline Borges, as médicas cubanas, de fato, parecem-se com as suas empregadas domésticas. Eu também me pareço com a sua faxineira e a sua cozinheira. E, se me permite a comparação, Barack Obama também é cara dos garçons dos restaurantes que você deve frequentar, dos vendedores de coco na praia, da maioria dos presidiários brasileiros, dos desempregados e subempregados do país.
Feita esta constatação certeira, seria legal se você se perguntasse por que é uma ilha de loiridão e alvura cercada de tantos pretos pobres por todos os lados. Será determinação do destino que estabelece que as pessoas não-brancas tenham que se tornar empregadas domésticas de michelines? Será prescrição do Oráculo de Apolo que pessoas com cara de micheline sejam jornalistas casadas com engenheiros?
Pergunte-se, além disso, qual é a magia que fizeram em Cuba para que tantos que bem poderiam ser suas empregadas domésticas sejam hoje médicas que embarcaram para este país, de saúde pública de terceira, a fim de ajudar pessoas de todas as cores que não são ajudadas pelas alvas michelines que moram ao lado.
Não, Micheline, eu não diria “coitada da nossa população” de pessoas com cara de empregadas domésticas porque serão atendidas por médicos com a mesma cara delas. Eu tenho pena é do coitado deste país, açoitado pela mentalidade-micheline, que resolve que o lugar de pessoas com cara de empregadas doméstica é na cozinha das suas casas, fazendo a limpeza ou picando cenoura para o jantar. Na falta de uma boa e velha senzala..."
VIROU MANIA?!!!
Rogério Flausino chama baianos de preguiçosos em show
6 comentários:
Geralmente essas pessoas como Micheline Borges fazem essas críticas para se impor. Pessoas assim não tem cultura, ela deveria se enxergar melhor até porque ela poderia estar no lugar das médicas cubanas que pelo menos vão atender pessoas que reconhecem o trabalho delas...
Os médicos cubanos são uns dos melhores Micheline Borges deveria agradecer por eles terem vindo nos ajudar. Ela deveria no minimo se enxergar, ate porque um dia poderá precisar dessas "medicas cubanas com cara de empregadas" ...
O comentário de Micheline Borges foi muito errado, pois a comparação que ela fez de que as medicas cubanas por serem negras, tinham "cara de funcionária doméstica", desmereceu as duas profissões, sem falar que foi muito racista o comentário da jornalista.
Michele foi muito precipitada ao dizer isso das medicas cubanas, pois ela nem viu a atuação delas em sua area de trabalho. Ninguém precisa ter cara de medica para ser uma.
Na minha opinião é um comentário muito preconceituoso, por que ela só falou isso pela cor das médicas. O que importa não é isso e sim o caráter e o trabalho da pessoa
Micheline Borges é uma invejosa pois os médicos cubanos são dos melhores do mundo. Antes dela julgar alguém ela deveria se enxergar, não se julga uma pessoa pela aparência. Quem julga outra pela aparência certamente sabe que vai ser criticado porque isso é ridículo.Uma pessoa como ela é preconceituosa e não da valor na própria empregada e muito menos nos médicos.Não importa se a pessoa é negra ou branca, bonita ou feia, empregada ou médica, as pessoas merecem ser valorizadas e respeitadas e ela não sabe oque é isso..
Micheline Borges é uma invejosa pois os médicos cubanos são dos melhores do mundo.Antes dela julgar alguém ele devia se enxergar, não se julga uma pessoa pela aparência. Quem julga outra pela aparência certamente sabe que vai ser criticado porque isso é ridículo. Uma pessoa como ela e preconceituosa e não da valor nem na própria empregada e muito menos nos médicos.Não importa se a pessoa é bonita ou feia, negra ou branca, médica ou empregada, as pessoas merecem ser respeitadas e valorizadas.Ela não sabe oque é isso..
Postar um comentário